Apartamento Marquês
são paulo, 2024
50m²
fotos: Julia Novoa

O projeto do Apartamento Marquês assume a forma curva como elemento central presente em diversos aspectos da arquitetura, afim de ampliar a percepção espacial e promover uma transição fluida entre os ambientes.

A planta original do apartamento foi redesenhada com o objetivo de priorizar os espaços de convivência, através da integração dos ambientes de estar e de uso comum dos moradores.

Entre as principais alterações, remover as portas da varanda foi essencial para ampliar o espaço e aumentar a presença da luz natural, que agora se espalha por todo o ambiente.

A escolha de um piso único para todo o apartamento reafirma o conceito de amplitude, além de criar uma atmosfera minimalista, onde os mobiliários e seus materiais ganham protagonismo no espaço.

O encontro entre a parede e a laje, transforma a geometria do espaço ao incorporar a curva como elemento de continuidade do olhar, desenhando um plano de fundo com linhas suaves que contrastam com o mobiliário monolítico.

Os objetos de decoração que compõem o espaço acrescentam a identidade dos moradores ao projeto através de elementos artesanais, que ressaltam a importância do caráter humano na arquitetura, representados nesse ambiente pelo tapete em algodão regenerado, o espelho feito em cerâmica e a arandela em metal fundido produzida manualmente.

A sobreposição de materiais com diferentes cores e texturas despertam experiências sensoriais ao toque, enriquecendo a vivência de quem habita o espaço.

Para a varanda idealizamos um espaço dedicado ao relaxamento, onde o movimento dos tecidos cria uma atmosfera leve e etérea, transformando o espaço conforme o uso.

A instalação da ducha e a presença dos seixos rolados no piso convidam a uma experiência sensorial durante o banho. Ao serem tocadas pela água, as pedras liberam um aroma natural, intensificando a conexão com a natureza.

Para ampliar o único banheiro do apartamento, alteramos o acesso da suíte do casal, que agora acontece de forma direta pela sala de estar. Assim definimos uma nova dinâmica na circulação entre os ambientes, mantendo a continuidade visual através da mesma materialidade, presente nos elementos que compõe os diferentes espaços.

As nuances de cores e texturas escolhidas para a área íntima, criam um ambiente relaxante e acolhedor. 

A materialidade da suíte do casal foi composta por elementos naturais como o mármore travertino silver, a madeira em carvalho natural e o linho utilizado na roupa de cama.

As linhas que compõe a área intima destacam cada elemento individualmente, seja por sua materialidade ou pelo design moderno.

Ao embutir a cuba esculpida em quartzo branco valorizamos a marcenaria, que acrescenta movimento visual através dos veios de sua textura.

A presença da curva nos detalhes e em três diferentes materiais como a madeira, a pedra e o vidro, reafirma o conceito do projeto e garante através do desenho uma unidade visual para o apartamento com um todo.