Apartamento Pateo
são paulo, 2025
120m²
fotos: Julia Novoa

O Apartamento Pateo é um projeto que valoriza o convívio dos moradores através da integração dos espaços de estar.

A partir das demolições, criamos um ambiente amplo e iluminado, onde o desenho do novo layout de mobiliário redefiniu os fluxos de circulação e acrescentou dinâmica e fluidez entre os espaços.

O hall de entrada com pé direito baixo proporciona a sensação de acolhimento, contrastando com a percepção de amplitude, que se revela ao acessar um estar integrado e iluminado.

O acesso ao lavabo acontece por uma porta mimetizada junto ao hall de entrada, revestido do piso ao teto em carvalho americano.

A partir de uma estética minimalista e uma paleta em tons neutros, criamos um atmosfera atemporal que valoriza cada elemento  presente no espaço de forma individual.

Entre as alterações da planta original, remover as portas da varanda foi essencial para integrar o espaço e aumentar a presença da luz natural, que agora permeia todo o ambiente de estar.

O Apartamento Pateo se destaca por sua paleta monocromática com forte contraste entre o branco e os tons escuros presentes na marcenaria.

Um dos desejos dos moradores era transformar a cozinha em um espaço integrado com o estar. Para isso, removemos a parede que isolava a cozinha e inserimos um ilha monolítica, que além de reorganizar a circulação acrescenta materialidade ao espaço.

Uma porta piso teto entre o estar e a área intima separa os usos e garante privacidade.

A transição entre a área social e a área íntima acontece através da escolha dos materiais para o piso. A madeira tauari aplicada nos dormitórios busca uma experiência acolhedora e confortável para descansar, enquanto o porcelanato demarca a circulação entre os espaços.

O revestimento escolhido para o banheiro social foi inspirado no reflexo das águas e, ao ser aplicado nas paredes e no teto do box, criamos uma experiência de imersão visual e relaxante durante o banho.

No banheiro do casal, o tom escuro presente no revestimento e nos metais é valorizado em contraste com as linhas retas e claras da bancada em mármore piguês, mantendo a unidade estética do projeto.